O Presidente do Governo destacou hoje os investimentos de cerca de 15 milhões de euros em hospitais e centros de saúde de seis ilhas da Região, com o objetivo de criar cada vez melhores condições de acesso dos Açorianos aos cuidados de saúde.
“Há um montante global de investimento de cerca de 15 milhões que está a decorrer em infraestruturas do Serviço Regional de Saúde em seis das nove ilhas dos Açores. O nosso objetivo é muito claro: dar melhores condições para o acesso dos Açorianos aos cuidados de saúde”, afirmou Vasco Cordeiro, após ter visitado as obras de beneficiação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores.
Segundo Vasco Cordeiro, que falava no segundo dia da visita estatutária à ilha das Flores, com este montante de investimento público, o Governo pretende preparar toda a estrutura do Serviço Regional de Saúde para “responder de forma cabal e eficaz às necessidades” dos Açorianos nesta área.
Neste sentido, adiantou que, recentemente, foram concluídos melhoramentos na Unidade de Saúde de Ilha do Corvo, estando a decorrer obras de requalificação no Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, de ampliação do Hospital da Horta e de construção do novo Centro de Saúde da Horta, assim como intervenções nos centros de saúde das Lajes do Pico, das Velas e da Calheta, em São Jorge, e no Hospital de Ponta Delgada.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo sublinhou que, paralelamente ao investimento que está a decorrer em infraestruturas, há um conjunto de outras medidas que também estão em fase de concretização, como é o caso do novo modelo de deslocação de especialistas às ilhas sem hospital, que entrou em vigor recentemente.
“Estamos a avaliar este novo modelo para poder afinar uma ou outra situação que seja necessário, nomeadamente ao nível da deslocação de especialistas ou de doentes”, referiu Vasco Cordeiro.
A requalificação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, vai permitir a reformulação dos circuitos dos utentes e dos doentes, a reorganização do serviço de urgência, com a implementação de um espaço de triagem, e a requalificação do internamento.